Domingo, 09 de Janeiro de 2011
 

"O presidente do Conselho de Reitores das Universidades Portuguesas (CRUP), António Rendas, disse neste sábado que “foram aprovadas recomendações para iniciar o processo de creditação dos licenciados pré-Bolonha”.   

 

Falando no final da reunião da CRUP, que decorreu no Campus de Angra do Heroísmo da Universidade dos Açores, António Rendas que revelou que "essas orientações visam credenciar os licenciados anteriores ao processo de Bolonha com o grau de mestre".

Para isso, “conforme o currículo académico e profissional de cada um terão de fazer algumas disciplinas, apresentar e defender um relatório final, cujas definições serão determinadas por cada uma das universidades”.

Na reunião foram também debatidas as questões do financiamento das universidades mas “apenas para analisar a aplicação do Contrato de Confiança” que permitiu um acréscimo de financiamento do Estado no valor de 100 milhões de euros. “Com essas verbas aumentámos o número de alunos, abriram-se novos cursos e será possível manter a qualidade do ensino”, disse o presidente da CRUP.

António Rendas chamou a atenção para que “embora o ensino deva ser público e financiado pelo Estado as instituições de ensino superior também têm de procurar gerar receitas” seja por oferecerem “consultoria ou por ligação ao setor empresarial”.

 

 

Politécnicos debatem ensino à distância

 

Paralelamente decorreu também uma reunião dos Institutos Superiores Politécnicos que debateu a "criação do ensino à distância", revelou o seu presidente José Sobrinho Teixeira. "Pensamos que a oferta de ensino à distância tem de ser generalizada para o país mas também para o mundo da lusofonia e zonas de emigração portuguesas", especificou.

O objetivo é oferecer cursos de licenciatura mas também mestrados profissionais destinados a trabalhadores ativos. A oferta pretende abranger os países de língua portuguesa em África, mas também o Brasil e Macau.

Segundo José Sobrinho Teixeira, vai decorrer uma experiência com a deslocação de 39 alunos portugueses a Macau e de alunos macaenses a Portugal, durante um semestre.

No encontro dos responsáveis dos politécnicos portugueses foi ainda debatida a criação de Centros de Investigação Aplicada. “Um grupo de peritos vai agora analisar o processo de desenvolvimento destes centros, cujo objetivo principal é o envolvimento das comunidades nos projetos, e apreciar o seu financiamento com o governo”, finalizou José Sobrinho Teixeira.

Os responsáveis pelas universidades e politécnicos portugueses participam no domingo na cerimónia comemorativa dos 35 anos da Universidade dos Açores que decorre em Angra do Heroísmo. "

 

*** Este texto foi escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico ***

Lusa/SAPO

http://noticias.sapo.pt/info/artigo/1119814.html 

 

 

 

 



publicado por João Reis às 00:13
A bASE1 é um blog criado no âmbito da disciplina Atelier de Análise Social da Educação, da licenciatura de Animação Socioeducativa (regime pós-laboral).
mais sobre mim
Janeiro 2011
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1

2
3
4
5
6
7
8

9
12
13
14
15

17
18
19
20
21
22

23
24
25
26
27
28
29

30
31


arquivos
2011

pesquisar neste blog
 
blogs SAPO