Domingo, 09 de Janeiro de 2011

A notícia é do jornal Público e diz que:

 

"Os filhos dos licenciados têm melhores resultados nos exames do secundário do que os descendentes de famílias só com o ensino básico? Os bons resultados dependem da idade dos estudantes? Sim, mas esses dois factores têm um peso de apenas 30 por cento. Os restantes 70 por cento dependem exclusivamente do trabalho feito pelas escolas.

"Há escolas que vivem à sombra da bananeira", diz autora do estudo
"Há escolas que vivem à sombra da bananeira", diz autora do estudo (Foto: Nelson Garrido)

 

Quem o diz é Cláudia Sarrico, uma das autoras do estudo Perspectivas Diferentes sobre o Desempenho das Escolas Secundárias Portuguesas, que será hoje apresentado no seminário Economia e Econometria da Educação, promovido pelo Instituto Superior de Economia e Gestão da Universidade Técnica de Lisboa (ISEG-UTL).

Existem factores como a idade dos alunos (a investigação aponta que quanto mais velhos chegam ao secundário, piores os seus resultados) ou o meio sócio-económico de origem que a escola "não controla". "Mas estas variáveis só explicam 30 por cento dos resultados. Por isso, as escolas têm grande margem de manobra", interpreta Cláudia Sarrico, acrescentando que o que o estudo revela é que há escolas cujos alunos têm bons desempenhos, mas que poderiam ter melhores, são as "escolas à sombra da bananeira", ou seja, têm resultados académicos acima da média nacional, mas são inferiores ao esperado pelas características da escola e dos alunos . Tal como há outras que estão mal posicionadas em termos de resultados dos exames, que têm alunos de meio sócio-económico mais frágil, mas que têm um desempenho acima do esperado."

 

 

O que é que vocês pensam acerca disto? Será mesmo assim?

 

 

Para ler a notícia na integra, clique em

http://www.publico.pt/Educação/sucesso-dos-alunos-depende-pouco-de-quem-sao-os-pais_1474047

 
 
 





publicado por João Reis às 19:47
A bASE1 é um blog criado no âmbito da disciplina Atelier de Análise Social da Educação, da licenciatura de Animação Socioeducativa (regime pós-laboral).
mais sobre mim
Janeiro 2011
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1

2
3
4
5
6
7
8

9
12
13
14
15

17
18
19
20
21
22

23
24
25
26
27
28
29

30
31


arquivos
2011

pesquisar neste blog
 
blogs SAPO