Terça-feira, 11 de Janeiro de 2011

Liu Xiaobo encontra-se preso e não foi autorizado a viajar para a Noruega para receber o Nobel da Paz. A cerimónia realizou-se de forma simbólica

 

 

 
A China impediu o acesso a sites ocidentais durante a cerimónia, mas vários chineses publicaram fotos de Xiaobo como forma de solidariedade.

 

 

 

A cerimónia de entrega do Nobel da Paz realizou-se ontem, 10, em Oslo, sem que o galardoado, Liu Xiaobo, ou um representante, estivesse presente. A entrega do prémio foi feita de forma simbólica, já que as autoridades chinesas não permitiram que Liu Xiaobo ou familiares próximos viajassem para a capital norueguesa para receber o Nobel. A medalha com as iniciais do antigo professor de literatura, com 54 anos, foi colocada na cadeira onde Liu Xiaobo devia estar sentado.

 

O laureado de 2010 encontra-se a cumprir uma pena de 11 anos por subversão ao estado, pela sua defesa de um regime democrático para a China, e a esposa, Liu Xia, está em prisão domiciliária desde que o prémio foi anunciado, em Outubro.

 

O governo de Pequim contestou a decisão do comité que atribui o Nobel e considera, segundo informação publicada no site noticioso The Wall Street Journal, que a cerimónia é um "teatro político".

 

Foi a segunda vez num século que um laureado com o prémio Nobel esteve ausente da cerimónia. Em 1936, o Nobel da Paz foi atribuído ao pacifista alemão Carl von Ossietzky, que se encontrava detido num campo de concentração nazi aquando da atribuição do galardão.

 

Alem da China, o Afeganistão, a Arábia Saudita, o Cazaquistão, Cuba, o Egipto, o Irão, o Iraque, Marrocos, o Paquistão, a Rússia, o Sudão, a Tunísia, a Venezuela e o Vietname foram os 15 países que estiveram ausentes do evento.

 

http://www.acabra.net/artigos/um-nobel-para-uma-cadeira-vazia

 

 

REUTERS/Petar Kujundzic

Uma fotografia do Nobel da Paz de 2010 Liu Xiaobo que se encontra encarcerado numa prisão chinesa por se debater contra as políticas do regime de Pequim.

 

Como é possível que um mesmo ser, tenha um significado tão diferente em dois pólos extremos do nosso mundo...?

 

 

 

 

 

 

 

 



publicado por João Reis às 02:59
A bASE1 é um blog criado no âmbito da disciplina Atelier de Análise Social da Educação, da licenciatura de Animação Socioeducativa (regime pós-laboral).
mais sobre mim
Janeiro 2011
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1

2
3
4
5
6
7
8

9
12
13
14
15

17
18
19
20
21
22

23
24
25
26
27
28
29

30
31


arquivos
2011

pesquisar neste blog
 
blogs SAPO