Sábado, 08 de Janeiro de 2011

Dedico o primeiro post, a esta instituição que é comum a todos aqueles que já terminaram ou estão a tirar o curso de Animação Socioeducativa em Coimbra.

Àqueles que agora, tal como eu, entraram este ano para a família esequiana, acredito que partilhem comigo o desejo que dentro destas quatro paredes possamos sair ao fim de três anos formados, prontos a enfrentar de peito aberto o mundo laboral e pessoas melhores.

 

Reza a história...

 

Que no reinado de D. Maria II foi criada a Escola Normal Primária de Coimbra, formalizada pela Portaria de 19 de Setembro de 1839/Diário do Governo n.º 225, de 23 de Setembro.

O objectivo inicial das Escolas Normais era a formação de professores primários, proporcionando conhecimentos específicos para o exercício da profissão docente a todos os que nelas ingressavam.
O carácter algo irregular que marcou o funcionamento destas escolas confirma-se quando são encerradas, já como Escolas do Magistério Primário, a 19 de Julho de 1936. Dão lugar às Escolas Superiores de Educação na sequência do Decreto - Lei 513 -T/79, de 26 de Dezembro, sendo no edifício da antiga Escola do Magistério Primário, que funciona a actual Escola Superior de Educação de Coimbra.

 

 

Sob a presidência da Drª Maria Alice Nobre Gouveia a Comissão instaladora lança, no ano lectivo de 1985/86, as suas primeiras actividades de formação, com o projecto de Formação em Serviço de Professores do Ensino Básico e Secundário.

Em paralelo à extinção em Coimbra da Escola do Magistério Primário e da Escola de Educadores de Infância, e à correlativa transferência de alguns dos seus docentes para a nova Escola Superior de Educação, deu-se início aos necessários procedimentos para a criação dos primeiros projectos de formação inicial de Educadores de Infância e de Professores do Ensino Básico.

 

E foi assim que tudo começou.

 

 

Fachada da ESEC - Fachada primaveril da ESEC.

 

 

www.esec.pt

 



publicado por João Reis às 19:19
Minha cara Maria João, há narrativas que a história tece que, por mais que a História demonstre que são erróneas ou, pelo menos, pouco exactas, a narrativa as mantém. Acontece, ainda, que História e História da Educação - e é desta última que aparentemente falamos - não são «a mesma coisa»! Efectivamente, na Escola Superior de Educação de Coimbra, não existe nenhuma unidade curricular de História da Educação. Isto, contudo, não retira a dose de razão que sobressai das suas palavras. Vejamos, a portaria de 1839, até pretendia criar uma escola onde os professores, naquela época, pudessem aprender um método de ensino e, nesse sentido, trata-se efectivamente de uma escola onde se pretendia realizar formação de professores. Isso faz dela uma escola de ensino normal, na verdadeira acepção da palavra? Estou em crer que não e no mesmo sentido vão as opiniões de António Nóvoa , no seu «Les Temps des Professeurs» (1987), e a Áurea Adão que, algures no primeiro lustro de do século XXI, integrou uma comissão que avaliou um dos cursos então existente na Esec e alertou a direcção da escola para a imprecisão do texto que, já naquela época, se encontrava disponível na página, na web . Eu próprio, noutro momento, alertei a direcção para esse facto. Depois haveria que sublinhar que a criação da escola terá sido meramente retórica. A minha esperança é que a recente comissão, nomeada pelo nosso Presidente, responsável pela preservação da memória da Esec venha a desempenhar um papel importante também nesse domínio. O blog que agora criou pode, também ele, contribuir decisivamente para melhorar este e outros aspectos entre nós, na medida em que, ao lançar a luz e o debate sobre esta e outras temáticas, desempenhará, seguramente, um papel decisivo para que tod@s n@s venhamos a desenvolver uma atitude mais reflexiva sobre a nossa acção e as práticas na nossa instituição.
LM a 11 de Janeiro de 2011 às 11:12

A bASE1 é um blog criado no âmbito da disciplina Atelier de Análise Social da Educação, da licenciatura de Animação Socioeducativa (regime pós-laboral).
mais sobre mim
Janeiro 2011
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1

2
3
4
5
6
7
8

9
12
13
14
15

17
18
19
20
21
22

23
24
25
26
27
28
29

30
31


arquivos
2011

pesquisar neste blog
 
blogs SAPO